O deputado federal Roberto Alves (PRB-SP) iniciou, nesta terça-feira (29), a coleta de assinaturas de parlamentares para instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara dos Deputados para investigar negligências ambientais e trabalhistas, as quais resultaram na morte de dezenas de pessoas com o rompimento da barragem 1 da Mina do Feijão, em Brumadinho (MG).
Para requerer a instalação da ‘CPI de Brumadinho’ junto ao presidente da Câmara, são necessárias 171 assinaturas, equivalente a um terço do total de deputados, que são 513. Roberto Alves já recolheu assinaturas durante a reunião da bancada republicana, na tarde desta terça-feira (29). Ele recebeu o apoio de 27 colegas, entre eles, do presidente nacional do PRB, deputado federal Marcos Pereira (SP).
Deputado Roberto Alves apresentará requerimento de abertura de CPI assim que coletar assinaturas de 171 deputados
Na justificativa apresentada em requerimento, Roberto Alves explica que é dever do Poder Legislativo investigar as negligências que resultaram nas dezenas de mortes, com o rompimento da barragem em Brumadinho. “Se medidas de prevenção e manutenção tivessem sido respeitadas, a barragem não teria se rompido. E mesmo com o rompimento, pessoas não teriam perdido a vida”, analisou.
Nesta CPI, Roberto Alves pretende ampliar a investigação, apurando o descaso que envolve as 24.092 barragens no Brasil. “Queremos convocar representantes das empresas mineradoras, do Poder Público responsáveis pela fiscalização nas barragens, entre outras autoridades estaduais e federais, para que possamos expor esta realidade ao Brasil e discutir soluções. Não podemos fechar os olhos para esta tragédia, a exemplo do que ocorreu em Mariana (MG)”, afirmou.
Comments